sábado, 19 de setembro de 2009

Concurso de contos - que vença a melhor

A Biblia
Dany Gomes


- CHA-VEI-RO. CHA-VES-NA-HORA. LA-VAN-DE-RI-A. PA-DA-RI-A.

Conte até vinte e oito. Um, dois, três, quatro...

- PRE-FE-REN-CI-AL

Paciência, ele está aprendendo, respire fundo.

- A-BER-TO-24-HO-RAS.

- Puxa, você está ficando craque!

- E não é?

- Cada vez melhor! Agora, me conte, o que vamos fazer nesse fim de semana?

O negócio era puxar papo. Qualquer assunto que fizesse ele conversar ao invés de ficar soletrando tudo que via na frente.

Ela sabia que tinha que ter paciência, que ele estava fazendo grandes avanços. Mas aquela falação toda no seu ouvido, enquanto o trânsito estava praticamente parado estava enlouquecendo-a.

- Papai, me conte de novo quando foi que decidiu aprender a ler.

Era preferível ouvir aquela história pela enésima vez do que o eterno soletrar.

- Ah, minha filha, deixa eu te contar tudinho!!

- Quando sua mãe era viva, toda noite a gente sentava na frente da lareira, depois que a louça do jantar estava lavada e guardada. Aí ela colocava a Bíblia no colo, abria numa página qualquer e lia um trecho para mim. Eu ficava encantado de ver como ela era esperta! E a gente conversava sobre aquele versículo, e ela sempre me explicava de um jeito que era fácil de entender. Depois que ela me deixou aqui sozinho, você acredita que o que eu mais senti falta foi dessa hora de ler a Bíblia? Pois então, depois de um tempo sofrendo de tanto lembrar, pensei que podia aprender a ler, e aí eu mesmo ia poder ler. Não vai ser a mesma coisa de ficar ouvindo aquela voz dela, mas é um jeito, né?

- É pai, foi uma ótima ideia sua, e muito legal o senhor fazer isso a essa altura da vida. É muita linda essa sua história.

- E não é?

Pensando na pequeneza da sua falta de paciência diante da grandeza daquela história, deu um longo suspiro, enquanto ouvia;

- FO-TO-GRA-FI-AS-EM-CIN-CO-MI-NU-TOS....

Nenhum comentário: